Câmara de São José dos Campos: 100% sem vergonha

15/03/2019 - Funcionários fantasmas e esquema de laranjas. Pode parecer, mas não estamos nos referindo ao clã Bolsonaro nem ao PSL. Nos referimos à câmara municipal de SJCampos e a continuidade da farra dos vereadores com o nosso dinheiro.

Não é novidade que a câmara municipal de SJCampos é uma vergonha para a cidade. Foi por unanimidade que mais uma vez nossos “representantes do povo” trataram de absolver seu colega Maninho Cem por Cento nesta última terça, 13 de março de 2019. Não foi a primeira vez que os “nobres” vereadores demonstraram sua covardia e falta de compromisso com o dinheiro do contribuinte, e certamente não será a última. Em 2017 já tinham absolvido Maninho por manter um funcionário fantasma. O Ministério Público (MP) já conseguiu condenação em primeira instância de Maninho Cem por Cento, entretanto, para os vereadores da cidade, parece não haver nenhum problema este tipo de prática.

A pergunta que fica é: podemos esperar algo de bom de pessoas que não se incomodam de agir assim com a maior cara de pau? A resposta é óbvia, evidente que não. Porém você pode aguardar, pois a mesma cara de pau será usada em breve para pedir votos e fazer promessas na eleição, onde cada um deles vai querer te “representar”.

As fortunas desviadas em esquemas deste tipo fazem falta na educação, na saúde, na segurança e em demais áreas. Este dinheiro que saiu do nosso bolso, está agora no bolso de corruptos que podem despreocupadamente contar com a conivência de seus pares na câmara municipal para saírem impunes.

A alegação do relatório apresentado por Juliana Fraga (PT), Calasans Camargo (PRB) e Dulce Rita (PSDB) é a de “falta de provas”. Considerando que Maninho é reincidente e já está condenado em primeira instância após denúncia do MP, é mais fácil acreditar em uma outra coisa: em vez de faltarem provas, falta vergonha na cara.

Este descaso com o dinheiro público que faz mais uma vez da nossa câmara municipal uma piada, além de ser um escárnio com a população joseense, revela a falta de decoro dos vereadores. 
A cada poucos anos trocamos as peças, mas não mudamos o jogo. Tiramos alguns incompetentes para colocar no seu lugar novos incompetentes.

Todos eles, desde o Maninho cem por cento a seus unânimes comparsas, fazem parte de um sistema, o sistema capitalista. E o funcionamento, a lógica capitalista, é esta mesmo. Uma espécie de máfia de parasitas que grudam nas esferas do poder defendendo interesses privados ao mesmo tempo que a si mesmos.

Se parece exagero, pense bem: o salário de um vereador em SJCampos é de mais de 10 mil reais por mês, fora diversos benefícios. Para quê? Para ficarem debatendo nomes de ruas. Que fazem estas pessoas sobre a tarifa de ônibus caríssima que a prefeitura ainda quer aumentar para R$ 4,90? Por que não compareceram às audiências públicas para defender os empregos da Embraer? Nesta câmara sem vergonha alguém já teve a decência de apresentar um projeto que iguala os salários dos parlamentares com a realidade brasileira, cortando privilégios, como o PSTU sempre defendeu? Sobre as grandes questões que afetam a vida da população, que exigem pulso firme, podemos contar com nossos vereadores apenas para se esconder embaixo da mesa.

Em vez de resolver o que interessa, nesse sistema basta que estas figuras continuem defendendo leis que garantam a continuidade da exploração. Nacionalmente, isto foi feito com a reforma trabalhista e o mesmo tenta-se agora com a reforma da previdência. Assim garantem o apoio dos poderosos, bancos e multinacionais e continuam seu serviço sujo. De vez em quando, um ou outro vai preso, são exceções. A regra é que nós trabalhadores fiquemos presos. Presos nesta sociedade decadente da qual só nos libertaremos com uma revolução, varrendo toda esta escória e fazendo da nossa cidade e do nosso país um lugar digno para nós e nossos descendentes. Esta é a tarefa mais importante nos dias atuais, e o PSTU luta todos os dias por sua realização.
Por Toninho Ferreira, presidente do PSTU São José dos Campos