Câmara de São José dos Campos: 100% fraude

12/12/2018 - Esta câmara de vereadores de SJCampos é só vergonha.

A fraude na escolha da comissão para apurar os crimes do Maninho 100% é apenas uma pequena parte do que ocorre nesta câmara diariamente. Troca de favores e conchavos fazem parte da verdadeira realidade que envolve os parlamentares do município.  Imagina como devem ser as negociações para garantir a votação de interesse do executivo. 

A câmara nada mais é que um balcão de negócios. Enquanto o povo espera que os vereadores estejam lá para atuar segundo seus interesses na verdade o que ocorre é bem o contrário. Negociatas para aprovar leis e uma relação promíscua com interesses privados é característico desse sistema de representação onde os supostos representantes do povo não perdem a chance de garantir também vantagens para eles próprios.

Quando acontece alguma denúncia e uma investigação se faz necessária o enredo é sempre tramado por todos, assim a impunidade é a verdadeira lei estabelecida entre os vereadores. Como se explica que em um sorteio não tem fiscalização? Estava tudo combinado, isso é certo. Apesar das declarações minimizando os fatos, não há inocentes, situação ou oposição é um saco de farinha só. 

O resultado da investigação já estava combinado com certeza. Talvez a nova comissão tenha de apresentar resultado diferente, mas nem isso é garantido. O que é certo é que não se encontrarão culpados.

A fraude do sorteio, que foi gravada e noticiada, foi para a escolha de uma comissão que “investigará” o desvio de recursos públicos através de um esquema do vereador Maninho, que ficava com parte do salário de um assessor.

Aqui em SJCampos, o salário dos vereadores é de mais de 10 mil reais por mês, mas isso é apenas parte do que recebem. Além de vários benefícios, subsídios e ajudas de custo, existem as verbas de gabinete e para assessores, que certamente são muito bem usadas pelos parlamentares, o exemplo de Maninho deixa evidente.

Levantamento feito em 2016 pelo jornal O Vale, aponta que cada vereador da cidade custa, por dia, 2 mil reais. 

Custos altos, corrupção, troca de favores, privilégios, negociatas, fraudes e cara de pau. Realmente é de envergonhar a situação que se instalou. Depois colocam a culpa no povo. Pobre povo.

Por Toninho Ferreira, presidente do PSTU São José dos Campos

Foto: /Charles de Moura/PMSJC