Trabalhadores da Ambev de Jacareí votam estado de greve

12/3/2014 - Os trabalhadores do primeiro turno da Ambev, de Jacareí, estão em estado de greve desde a terça-feira, dia 11. A assembleia aconteceu com os funcionários do primeiro turno e novas assembleias deverão ser realizadas nos demais turnos.

O estado de greve, aprovado por unanimidade, é um protesto diante do valor proposto pela empresa referente ao PEF (Programa de Excelência Fabril) de apenas 40% do salário. O PEF é o equivalente à PLR (Participação nos Lucros e Resultados) paga por várias empresas da região, contudo, tem regras diferentes e valores bem inferiores.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Jacareí e região Valter Gildo, o PEF há vários anos tem sido alvo de críticas dos trabalhadores.

Além de a Ambev impor metas absurdas para serem cumpridas, o acordo não é negociado com o Sindicato ou aprovado em assembleia. Outro motivo de insatisfação dos trabalhadores é que o PEF vale para a maioria dos funcionários, mas a chefia recebe outro valor diferenciado e bem maior”, disse Gildo.

Segundo o Sindicato, os trabalhadores pretendem manter-se mobilizados e ameaçam seguir com protestos mesmo durante a Copa do Mundo, período em que se espera alta produção na empresa.

Em dezembro do ano passado, os funcionários da Ambev realizaram um dia de paralisação contra o PEF, bem como contra o sistema de Banco de Horas, que era imposto pela empresa. Uma decisão da Justiça em meio à mobilização proibiu a aplicação deste tipo de flexibilização da jornada na fábrica.

A Ambev é uma empresa repressora e que não respeita a organização sindical dos trabalhadores. Uma das maiores cervejarias do mundo, que viu seus lucros aumentarem em mais de 50% no ano passado, num total de R$ 9,53 bilhões, quer impor um valor irrisório de PLR aos seus funcionários. Sem contar que desde que ganhamos na justiça o fim do banco de horas, a perseguição e ameaças aos trabalhadores têm sido constantes”, afirmou outro diretor do Sindicato João Carlos de Oliveira Mota.

Os trabalhadores estão insatisfeitos e vão se manter mobilizados”, disse Mota.

A Ambev é a maior cervejaria da América Latina e a quarta maior do mundo. Em Jacareí, a empresa possui cerca de 1 mil trabalhadores.