Dia 15, Quilombo Raça e Classe realiza plenária em São José dos Campos


10/2/2014 - O movimento Quilombo Raça e Classe do Vale do Paraíba realiza, no próximo dia 15, sábado, uma plenária regional que vai discutir a situação racial no país e os preparativos para o 1° Encontro Nacional de Negras e Negros da CSP-Conlutas.

A plenária acontecerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (Rua Maurício Diamante, 65, Centro), às 15h.

O objetivo é reunir ativistas dos movimentos negro, sindical, social e estudantil da região para discutir a questão racial no Brasil e levar propostas para o encontro nacional, marcado para acontecer nos dias 22 e 23 de março, em São Paulo.

Em março, acontecerá encontro nacional
Em pauta: racismo e violência
Hoje em nosso país é urgente uma discussão de como o racismo e a violência contra a juventude pobre e negra estão avançando, bem como preparar as lutas para combater essa situação.

O assassinato do pedreiro Amarildo, no Rio de Janeiro, dos jovens negros Jean e Douglas, em São Paulo, as remoções forçadas de comunidades em razão da Copa, a violência policial e o aumento da repressão são alguns fatos recentes que trazem à tona o racismo existente na sociedade e a criminalização da pobreza por parte do Estado.

"O fato é que um verdadeiro genocídio da juventude pobre e negra está em andamento nas periferias do país. Mesmo em São José dos Campos, em 2013, tivemos o caso do assassinato do jovem Richard pela PM", disse Raquel de Paula, do Quilombo Raça e Classe.

"São várias situações que exigem um debate profundo da questão do racismo no Brasil e a preparação de nossas lutas. Essa é a discussão que vamos iniciar na Plenária Regional, no Sindicato dos Metalúrgicos, dia 15, e aprofundar no Encontro Nacional, em março"disse.