Atividade na Ocupação Coração Valente marcará 13 de maio com denúncia do racismo

10/5/2018 - O movimento Luta Popular organiza neste sábado (12) um debate na ocupação Quilombo Coração Valente, em Jacareí, para marcar o dia 13 de Maio, quando se completará 130 anos da abolição da escravidão no país.

Mas longe de comemorar a data, a atividade pretende denunciar o racismo estrutural existente no Brasil até os dias de hoje e a falta de reparações ao povo negro.

A atividade, marcada para as 15 horas, contará com um debate e um café comunitário com os moradores.

“A luta do movimento negro combativo é para denunciar que houve uma abolição oficial, sem que tenha havido reparações ao povo negro depois de 300 anos de escravidão e, mais do que isso, mantiveram o sistema de opressão e racismo que impôs à população negra as piores condições sociais desde então”, explica Raquel de Paula, do Movimento Luta Popular e Quilombo Raça e Classe, filiados à CSP-CONLUTAS.

“Não é a toa que negros e negras são maioria entre desempregados, ocupam os postos de trabalho mais precários, recebem menos e são a maioria dos sem teto nesse país”, exemplificou.

“Nosso debate é para dizer que é preciso lutar por reparações históricas e também para destruir esse sistema que usa a opressão para explorar ainda mais”, concluiu.

A Ocupação Coração Valente fica na estrada do Rio Comprido, na divisa entre São José dos Campos e Jacareí.