Pela reintegração imediata do diretor sindical Guri, demitido arbitrariamente pela Gerdau!

18/01/2018 - O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região Anderson Aparecido Pereira da Silva, o Guri, foi demitido de forma arbitrária no último dia 10, em mais um ataque da Gerdau à organização dos trabalhadores.

Conhecida pelo histórico de repressão aos trabalhadores, o objetivo da empresa é claramente dificultar a atuação do Sindicato na fábrica. Mas além de autoritária, a medida é ilegal, visto que Guri possui estabilidade por ser dirigente sindical.

Guri é funcionário da empresa há 11 anos e sempre esteve presente nas mobilizações em defesa dos direitos dos trabalhadores. Sua atuação fez com que a Gerdau o perseguisse em mais de uma oportunidade. Em 2014, a fábrica tentou demiti-lo para impedir que participasse da eleição de Cipa.

O ativista assumiu a direção do Sindicato em 2015 e desde então participou das principais lutas da categoria em nossa região.

“Este é um grave ataque à liberdade sindical. Tomaremos todas as medidas cabíveis para garantir a reintegração do companheiro Guri. Neste ano, os patrões vão fazer de tudo para enfraquecer a organização dos trabalhadores para impor a Reforma Trabalhista, por isso é necessário que os metalúrgicos se mobilizem”, afirma o diretor do Sindicato Weller Gonçalves.

O PSTU se solidariza ao companheiro Guri e ao Sindicato dos Metalúrgicos e estará junto nas lutas pela reintegração do dirigente.