Acorda Peão e Sô fia da vida: dois blocos para cair na folia com irreverência e protesto

23/2/2017 - Carnaval é tempo de alegria e folia e também de muita irreverência e crítica social. É o que prometem dois blocos carnavalescos de São José dos Campos, o Acorda Peão, que já se tornou tradicional na cidade, e o estreante bloco de mulheres “Sô fia da vida”.

O “Sô fia da vida” sairá às ruas nesta sexta-feira, dia 24. O bloco se concentrará na quadra em frente ao supermercado Piratininga a partir das 18h e às 19h sairá em desfile pelas ruas do bairro do Jardim Paulista.

“Ser livre, ser feliz” é o samba-enredo que estreiará o desfile do bloco, formado majoritariamente por mulheres. O tema também traz ineditismo ao carnaval joseense ao denunciar o machismo e a violência sofrida pelas mulheres. Aliás, essa é a história do surgimento do bloco, criado com o objetivo de levar pra avenida a luta contra a opressão.

Já o Acorda Peão, que sairá pelo 19° ano consecutivo, começa sua concentração às 9h, no sábado, dia 25, na rua Francisco Paes, e sai às 10h, rumo às ruas do centro da cidade. Conhecido por seus sambas-enredo de pura crítica e ironia, o tema deste ano é “A roubalheira continua”, destacando os escândalos de corrupção que tomaram o país e a Reforma da Previdência.

São imperdíveis! Na maior festa popular do país, o Acorda peão e o Sô fia da vida, assim como outras centenas de blocos de rua espalhados por aí, demonstram que é possível protestar e despertar a consciência dos trabalhadores e do povo contra os ataques dos governos e patrões e mazelas do capitalismo, com criatividade, humor e irreverência.