Neste final de semana, acontece mais um módulo da jornada de formação marxista do PSTU, em São José

01/12/16 - Os partidos são iguais? Têm os mesmos objetivos? É através das eleições que os problemas da classe trabalhadora vão se resolver? O que é um partido revolucionário? A partir destas e outras questões é que vai se desenvolver mais um curso de formação básica marxista do PSTU, neste final de semana, dias 3 e 4.

Depois de realizar os cursos sobre o Manifesto Comunista, Comuna de Paris, Estado e a Revolução Russa, o tema do terceiro e último módulo das Jornadas de Outubro será “O Partido Revolucionário”.
“Este curso está centrado basicamente no estudo dos princípios organizativos do partido e do que é ser um militante revolucionário”, explica Helena Souza, da Secretaria de Formação.

“A principal base do estudo teórico serão as resoluções do 2° Congresso da 3ª Internacional. Vamos discutir o que é um partido revolucionário a partir da concepção de Lenin, sua estratégia e como funciona”, explica. “Veremos também por que esse partido precisa ser operário em sua composição social e no seu programa, socialista e internacionalista”, disse. Temas como centralismo democrático, moral revolucionária, entre outros, também estarão em debate no curso.

Na última quarta-feira, dia 30, o partido realizou o curso piloto de formadores, reunindo militantes que vão aplicar esse módulo aqui em São José e em outras regionais.

Para o operário da GM Célio Dias, a jornada de formação que o partido vem aplicando tem sido uma experiência “muito rica”. “Estamos estudando teoria, mas também vendo como a história se deu, vendo acertos e erros, o que é muito importante para a nossa luta por uma sociedade socialista”, disse.