Artigo: "A crise e as eleições 2016"

11/7/2016 - As eleições municipais deste ano não passarão ao largo da grave crise política no país. Os mesmos partidos que estão afundados nos escândalos de corrupção e são responsáveis pelos ataques aos direitos dos trabalhadores estarão cinicamente na campanha eleitoral apresentando candidatos, com falsas promessas e muita demagogia.

Mas a população está cansada dos corruptos de sempre, das mesmas promessas e das mesmas mentiras. O país vive a maior crise econômica de sua história e são os trabalhadores que estão pagando por ela. São mais de 11 milhões de desempregados. O preço dos alimentos sobe todos os dias. A renda média da população caiu 9% nos últimos três anos. E pode piorar.

Temer tem o mesmo plano que havia sido apresentado por Dilma e quer impor ataques, tais como aumentar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos, retirar direitos trabalhistas e cortar gastos sociais em saúde, educação e moradia.

Agora nas eleições, eles vão fingir que não é com eles. Em São José, por exemplo, os políticos do PT nem usam o logo do partido nos seus materiais. Já o PSDB quer voltar ao poder, mas não tem como esconder que está afundado em corrupção, como no escândalo do roubo da merenda escolar, e junto com Temer, do PMDB, é conivente com os ataques e privatizações em curso. Até o PRB terá de manobrar bastante para esconder que foi um dos fieis aliados de Eduardo Cunha, com quem seu pré-candidato até posou para foto.

O fato é que nas lutas e nas eleições, a indignação dos trabalhadores e do povo pobre precisa reverter em ação contra a corrupção e os ataques aos direitos. Fora Temer, Fora Todos Eles!

Defendemos eleições gerais, para todos os cargos, com novas regras, em que os envolvidos em casos de corrupção não possam participar, haja tempo igualitário de TV entre os partidos, sem qualquer financiamento privado, além de mandatos revogáveis, fim dos privilégios e altos salários.








Por Toninho Ferreira, pré-candidato do PSTU a prefeito de São José dos Campos, presidente municipal do PSTU e suplente de deputado federal

Artigo publicado no jornal O Vale, de 9 de julho de 2016.