Sindicato da Alimentação de Jacareí e região aprova filiação à CSP-Conlutas

5/5/2015 - Depois de um vitorioso Congresso da categoria que apontou a filiação à CSP-Conlutas e de várias assembleias nas fábricas, que reuniram milhares de trabalhadores que aprovaram essa decisão, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Jacareí, São José e região do Vale do Paraíba e Litoral Norte formalizou sua filiação à central.

O STIA é um sindicato de tradição de luta e que representa uma ampla base operária, em especial das cervejarias Ambev e Heineken, localizadas em Jacareí, e da fábrica de macarrão J.Macedo, localizada em São José dos Campos.

Esse processo veio acompanhado de uma ampla discussão política e mobilização contra os ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo com o ajuste fiscal de Dilma, do Congresso Nacional e dos patrões, ou seja, é também produto da nova conjuntura que se instalou no país desde o início da crise econômica e do estouro das mobilizações de junho de 2013.

Os trabalhadores decidiram se filiar à CSP-Conlutas, por entender que esse é o instrumento de luta mais amplo e efetivo contra os ataques dos governos aos direitos trabalhistas.

Uma filiação democrática para entrar para a história
O método de filiação foi um capítulo à parte. Ao contrário das centrais burocráticas que filiam os sindicatos sem qualquer debate com a categoria quando vencem as eleições sindicais, o processo realizado na Alimentação foi extremamente democrático.

O Congresso da categoria realizado no início do ano apontou a necessidade de discussão ampla com a base antes de tomar qualquer decisão sobre o tema e, por isso, optou-se por realizar um debate por dentro das fábricas, através de boletins e diversas assembleias para decidir sobre a filiação.

Os trabalhadores entenderam a necessidade da unidade para lutar contra os ataques oriundos da presidente Dilma e do Congresso Nacional, como o PL 4330 da terceirização e as Medidas Provisórias 664 e 665. Não foi uma decisão de cúpula. A democracia operária prevaleceu e hoje temos uma central sindical fortalecida junto aos trabalhadores para lutar contra o ajuste fiscal.

Assembleia de eleição de delegados e solenidade vão selar filiação
Na quinta-feira, dia 7 de maio, ocorrerá a assembleia de eleição de delegados ao Congresso da CSP-Conlutas, que será realizado em junho. Após a assembleia será realizada uma solenidade em homenagem a essa filiação com a presença de representantes de diversas entidades, seguida de uma comemoração com os presentes.

A CSP-Conlutas está muito feliz com a decisão dos trabalhadores, pois entende que isso fortalece nossa luta por construir uma central sindical e popular ampla, democrática, independente dos patrões e dos governos. Os companheiros são bem vindos e vamos fazer muitas lutas juntos!”, afirmou Atnágoras Lopes, da coordenação nacional da CSP-Conlutas.