Samba-enredo do bloco Acorda Peão mira governos do PT e PSDB

30/1/2015 - Conhecido por sua irreverência e criatividade, o bloco Acorda Peão, de São José dos Campos, já começou os preparativos para o Carnaval 2015. A letra do samba-enredo ficou pronta e as alegorias já começaram a ser produzidas.

"Duas é Dilmais" é o tema do samba deste ano e na mira das críticas ácidas e bem humoradas do bloco carnavalesco formado por trabalhadores estão os governos Dilma (PT) e Alckmin (PSDB).

Crise no abastecimento de água em São Paulo, corrupção no metrô de SP e na Petrobras e os ataques do governo Dilma aos direitos trabalhistas são assuntos tratados na letra. O escândalo do superfaturamento de kits escolares na Prefeitura de São José (PT) também foi lembrado.

Segundo o autor dos sambas do bloco, Renato Bento Luiz, o Renatão, a marca das letras e das alegorias do Acorda Peão é o protesto, sem perder o bom humor e o clima de folia do Carnaval.

"Os principais fatos do país e do mundo costumam estar nas letras do Acorda Peão. Já falamos de tudo. Este ano, não dava para deixar de falar dos escândalos de corrupção que tomaram os governos tanto do PT como do PSDB, ou da política de arrocho e ataques aos direitos do novo governo da Dilma", explicou Renatão.

Já são 17 anos desde que o Acorda Peão saiu pela primeira vez. Criado, desde o início para ser um bloco de protesto, sem perder a alegria típica do Carnaval, o Acorda Peão já se tornou tradicional, sendo o principal bloco alternativo da cidade.

É formado por trabalhadores, jovens, aposentados, dirigentes sindicais, ativistas dos movimentos sociais - homens, mulheres e crianças da classe trabalhadora.

Em 2014, cerca de 400 pessoas desfilaram com o bloco.


Ouça o samba e confira a letra:
https://soundcloud.com/sindmetal-sjc/acorda-peao-2015-duas-e-dilmais



DUAS É DILMAIS (Autor: Renato Bento Luiz, Renatão)

Já deu pra ver
Em direitos eles querem mexer
2015 vou direto pra luta.
Não entrego direitos, nem que a vaca tussa! (BIS)

A eleição de Minas Gerais derreteu os neves,
veio pra São Paulo, veio na rabeira,
prometendo ao povo encher a Cantareira.

Vai faltar água, governador.
O povo está com medo,
Mas já votou, vai reclamar lá para São Pedro.

Ó meu Deus, quanta corrupção,
Cai no buraco do metrô, jorra petróleo e mensalão.

Acabaram as férias e já saí do mar,
volto para São José, cadê meu kit escolar?

Ó deusa Atemis, a justiça não ajuda
Para pobre cadeia, pra rico “maqueia”

É Carnaval, são quatro dias de paz, mas retirada de direito, isso também já é Dilmais! (BIS)