Nesta segunda-feira, acontece o terceiro ato contra tarifa de ônibus em São José


23/1/2015 - O aumento da passagem de ônibus em São José dos Campos, de R$ 3 para R$ 3,40, entra em vigor no próximo domingo, dia 25, e não será sem protestos. A Frente de Luta pelo Transporte já marcou para a segunda-feira, dia 26, a terceira manifestação para exigir a revogação da nova tarifa.

#RevogaCarlinhos é o lema das manifestações que ocorrem na cidade desde a semana passada. Nesta quinta-feira, dia 22, o protesto percorreu a Avenida do Imperador, a partir da antiga ocupação do Pinheirinho.

Na data em que se completaram três anos da desocupação do Pinheirinho, os manifestantes escolheram unificar os dois temas: luta pela moradia e contra o aumento da passagem, por entenderem que os governantes impõem uma política de exclusão social em ambos os casos.

Apesar de em menor número em relação ao ato anterior, que reuniu cerca de 500 pessoas, a manifestação se diferenciou por ir à periferia, buscar o apoio da população. Os manifestantes percorreram ruas dos bairros Residencial União e Campo dos Alemães, distribuíram panfletos e tiveram o apoio de moradores.

“Ei, Carlinhos, vai pegar busão”, uma das frases ditas em coro pelos ativistas contou com grande aprovação da população. Afinal, nada melhor que o prefeito do PT usasse ônibus para perceber o quanto é abusiva a tarifa do transporte em São José.

A militância do PSTU também participou de mais esse ato. Toninho Ferreira, presidente do PSTU de São José dos Campos, esteve presente e considerou muito boa a manifestação.

"Percebemos claramente que a população apoia a luta contra o aumento da tarifa. É preciso continuar a mobilização. O começo das aulas vem aí, o que pode fortalecer a luta para pressionar o prefeito a revogar o aumento. Estaremos juntos", disse Toninho.