Em Vicente de Carvalho, no Guarujá, Toninho se encontra com lideranças de bairro

13/7/2014 - Candidato a deputado federal (1616) pelo PSTU, nas eleições deste ano, Toninho Ferreira desceu a Serra do Mar em direção a Vicente de Carvalho, distrito da cidade do Guarujá - litoral de São Paulo, na última sexta-feira, dia 11.

Na passagem por duas festas juninas já tradicionais da população, Toninho pode conversar com as principais lideranças do movimento popular municipal.

Em sua maioria organizada em associações de bairro, os ativistas que lutam por moradia na região puderam expor a Toninho, advogado das famílias do Pinheirinho, os principais dramas vividos pelas famílias que buscam na luta e auto-organização o direito à moradia.

Muitos dos problemas enfrentados pela população, apesar de suas particularidades, se repetem em diversas cidades de todo o estado de São Paulo: despejos violentos e criminosos de ocupações, com repressão policial e incêndios premeditados; caos na saúde e educação públicas; alto déficit habitacional e índices assustadores de violência, não por acaso acompanhados de poucas oportunidades de trabalho.

As injustiças relacionadas à Copa do Mundo ganharam terreno fértil na cidade, uma vez que Guarujá gastou bilhões na reforma de um estádio para abrigar os treinamentos da seleção da Bósnia. Ao mesmo tempo, a Prefeitura tentava fechar o único posto de saúde de Vicente de Carvalho, onde existe um único pediatra. A medida só não foi levada adiante em razão da luta do povo pobre e trabalhador, que se organizou e resistiu com diversos atos.

Estamos começando a campanha muito bem. Pudemos conversar com lideranças de bairro da região e ver como os trabalhadores enfrentam os mesmos problemas e descaso dos governos, e que a organização e a luta são o caminho a seguir”, avaliou Toninho.