Basta de criminalizar a arte de rua, prefeito Carlinhos! Todo apoio aos grafiteiros de São José dos Campos!

4/4/2014 - No último final de semana, mais uma vez, a arte de rua foi criminalizada em São José dos Campos.

No bairro Vila Maria, uma moradora autorizou que fizessem uma arte em seu muro. Entretanto, qual não foi a surpresa quando alguns guardas municipais e policiais militares foram ao local e exigiram que fosse apagada a arte, independentemente da autorização da dona da casa!

Um absurdo! Novamente atacam a arte de rua, o grafite, e com isso todo o movimento Hip Hop e popular!

Já se vão quase seis meses que o jovem Richard (conhecido como MEC) foi covardemente assassinado pela PM, em São José dos Campos, com um tiro nas costas, quando estava fazendo um de seus grafites que emolduravam os muros da cidade.

Um mês depois da morte, no mês da Consciência Negra, a família e amigos de Richard, juntamente com o Movimento Luta Popular, fizeram uma passeata, exigindo a punição dos PM’s que o mataram.

Contudo, a resposta que o prefeito Carlinhos (PT) deu diante da tragédia dessa família foi sancionar uma lei que permite que a Guarda Civil e a PM fiscalizem, multem e prendam quem fizer grafite!

A juventude pobre e negra que produz a sua arte e sua crítica nos muros ou nas letras de Rap, mostram que há nas cidades, e em São José dos Campos não é diferente, uma quantidade imensa de pessoas que os governos não olham! Ao criminalizar a arte da periferia mais uma vez criminalizam os pobres!

Chega de criminalizar nossa arte, nossa cultura! Prefeito Carlinhos, queremos a Revogação da Lei 9045/2013 que criminaliza o Grafite!

Todo apoio aos artistas de rua de São José dos Campos! Estamos juntos!

Danilo Firmino, do Movimento Luta Popular de São José dos Campos