Biografia de Marx é tema de palestra no próximo sábado na sede do PSTU

23/9/2013 - O PSTU realiza no próximo sábado, dia 28, palestra e lançamento da biografia "Karl Marx, a história de sua vida", de Franz Mehring. O palestrante será o historiador e membro da Secretaria Nacional de Formação do PSTU Henrique Canary.

A palestra promete prender a atenção de todos. O livro é a clássica biografia de Karl Marx, considerada o melhor relato da vida do revolucionário, por combinar precisão e rigor documental, sem, contudo, deixar de lado a emoção e a sensibilidade.

Franz Mehring foi um revolucionário alemão e companheiro em armas de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. Sua obra traz o relato sobre os principais momentos da vida do revolucionário.

Traz à tona o homem sentimental e apaixonado, que um dia quis ser poeta, mas que também foi dirigente e organizador partidário. Vem traçando o caminho da vida do homem que desvendou as leis fundamentais do desenvolvimento histórico; que destrinchou o funcionamento da sociedade capitalista e seu sistema de exploração; e que encontrou no proletariado moderno, organizado em classe dominante, a possibilidade de superação da pré-história na qual a humanidade se encontra presa.

Henrique Canary, falando sobre o livro, ressalta um trecho que relata sobre os exames finais nas disciplinas de religião e história, em que Marx apresentou algumas dificuldades, mas em sua redação em alemão os mestres examinadores encontraram uma ideia “interessante”, e que para nós é muito mais interessante
ainda.

O tema era “As reflexões de um jovem diante da escolha de uma profissão”. O veredito dizia que o exercício de Marx se distinguia pela riqueza das ideias e boa construção sistemática. Por outro lado, o autor cometera seu erro usual de exagerar nas conclusões, depois de expressões incomuns e pitorescas.

E então esta passagem é citada literalmente: “Nem sempre podemos exercer a profissão para a qual nos sentimos inclinados; nossas relações na sociedade começaram a se cristalizar antes de estarmos em posição para determiná-la”. Assim, na mente do menino, surge a primeira fagulha da ideia que, depois de homem feito, completará e desenvolverá em todos os seus aspectos e que, com o tempo, viria a ser mérito imortal de sua vida."

Como afirma a Editora Sundermann sobre o livro, todo operário deve saber que existiu tal homem e que sua vida foi dedicada total e absolutamente à luta pelo fim da exploração e da opressão; que suas ideias seguem válidas até hoje e ainda inspiram e seguirão inspirando muitas gerações de socialistas revolucionários.

A palestra acontece às 16h, na sede do PSTU em São José dos Campos (rua Romeu Carnevalli, 63, centro).

Compareça! Confirme presença no vento no Facebook e ajude a divulgar, compartilhando: https://www.facebook.com/events/449717081792669/