PSTU realiza Convenção Estadual de São Paulo no próximo dia 24

18/6/2014 - O PSTU realiza convenção estadual no próximo dia 24, terça-feira, em São Paulo, para oficializar a coligação da Frente de Esquerda com o PSOL e as candidaturas do partido para as eleições deste ano.

A convenção acontecerá na Assembleia Legislativa, Auditório Franco Montoro, às 18h30, e homologará as candidaturas do partido ao Senado, a deputado federal e deputado estadual.

Em São Paulo, o PSTU e o PSOL fecharam uma aliança para a formação de uma Frente de Esquerda.  Os partidos lançarão uma candidatura única para o governo e o senado. Para governador, o PSOL indicou o professor e jornalista Gilberto Maringoni e, para vice, Hildete Nepomuceno, candidaturas que foram oficializadas no último domingo, em convenção do partido.

A servidora pública Ana Luiza Figueiredo será a indicada pelo PSTU à candidatura do Senado. Ana Luiza começou sua militância política em 1979. Ajudou a construir a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1994, ajudou a fundar o PSTU. É trabalhadora do judiciário federal em São Paulo e constrói a CSP-Conlutas. Reconhecida lutadora dos direitos das mulheres trabalhadoras, foi candidata ao Senado em 2010 e obteve 109 mil votos.

Estará presente o companheiro Zé Maria, confirmado em Convenção Nacional, no último dia 14, como candidato do PSTU à Presidência da República.

Deputados federal e estadual
Já o presidente do PSTU de São José dos Campos, Toninho Ferreira, será o candidato a deputado federal. O advogado, de 56 anos, será o candidato único do partido à vaga na Câmara dos Deputados.

Toninho foi o quinto candidato a vereador mais votado nas eleições de 2012 em São José dos Campos.

Com uma trajetória histórica de militância nas lutas sociais, Toninho participou de várias mobilizações de trabalhadores e do movimento popular desde 1979. Atualmente, é advogado das famílias do Pinheirinho e atua na luta pelo direito à moradia.

Nos últimos anos, Toninho esteve à frente da luta contra os altos salários dos vereadores em São José dos Campos e Jacareí. Ajuizou ações judiciais contra os reajustes e, junto com a juventude e a população, conseguiu impedir os supersalários dos políticos por duas vezes. Trabalhou na GM e Embraer. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos por dois mandatos.

Para deputado estadual, o PSTU lançará uma chapa com cerca de 30 nomes, tendo representantes de São José dos Campos e Jacareí.

A Convenção Estadual do PSTU será também mais uma oportunidade do partido, que completou 20 anos de fundação no último dia 5 de junho, apoiar as lutas que a classe trabalhadora e a juventude estão protagonizando desde junho do ano passado.

Vamos aproveitar nossa convenção para apoiar a greve das Universidades Estaduais Paulistas e dos servidores públicos federais, como das Universidades Federais e do Judiciário federal. E seguir a campanha pela anulação das demissões dos lutadores metroviários, que realizaram uma heroica greve, enfrentando a truculência de Alckmin, do PSDB e da PM.

Leia também: Ato político marca lançamento de Frente de Esquerda em SP